ALBERTO ARAÚJO - MEU RECANTO
Contos, versos e sentimentos à flor da pele.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
Steven Paul Jobs - Empresário da Apple



COLAGENS & PERFIS DE POETAS




Acendo as luzes e vejo,
as partículas dos versos dos poetas
nos coloridos e balançantes galhos
das flores primaveris.

Uma Orquídea na couraça
das rimas pueris das estrelas.


><


O cenário é burlesco,
e as colagens e perfis dos poetas heróis,
profetizam os indícios dos primórdios refletores.

Acendem-se as luzes...
a poesia é horizonte agudo
é palpável e transporta emoções.






Edição de imagens:
Shirley Araújo

Texto: Colagens & Perfis de poetas




 
PERFIS DOS POETAS  E ESCRITORES



 

 
Pablo Neruda foi um poeta chileno, considerado uma das vozes mais elevadas da poesia mundial do século XX. Apaixonado pela vida e corajoso intelectual militante, sua trajetória levou-o a aventurar-se como um dos mais expressivos poetas da língua espanhola, que soube cantar, em um só tempo, o amor que abarca o cosmos e a escuridão da opressão em tempos de luta. Um olhar que abrange tanto a vastidão dos seres como o abismo interior da linguagem. Ganhador, em 1971, do Prêmio Nobel de literatura, Neruda pertence à tradição viva da mais alta poesia castelhana.
 

 
Gabriel José García Márquez (Aracataca, 6 de março de 1927) é um escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano. Considerado um dos autores mais importantes do século 20, ele foi premiado com o Premio Internacional Neustadt de Literatura em 1972, e o Nobel de Literatura de 1982 pelo conjunto de sua obra, que entre outros livros inclui o aclamado Cem Anos de Solidão. Foi responsável por criar o realismo mágico na literatura latino-americana. Viajou muito pela Europa e vive atualmente no México. É pai do cineasta Rodrigo García.Em abril de 2009 declarou que se aposentou e que não pretendia escrever mais livros. Essa notícia viu-se confirmada em 2012, quando o seu irmão, Jaime Garcia Marquez, noticiou que foi diagnosticada uma demência a Gabriel Garcia Marquez e que, embora esteja em bom estado físico, perdeu a memória e não voltará a escrever.
 

 
Jorge Mario Vargas Llosa, primeiro Marquês de Vargas Llosa nasceu Arequipa, 28 de março de 1936 é um escritor, jornalista, ensaista, nobre e político peruano, laureado com o Nobel de Literatura de 2010.
 

 
Federico García Lorca nasceu em Fuente Vaqueros, 5 de Junho de 1898 morto em Granada, 19 de Agosto de 1936.  foi um poeta e dramaturgo espanhol, e uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola devido aos seus alinhamentos políticos com a República. Nascido numa pequena localidade da Andaluzia, García Lorca ingressou na faculdade de Direito de Granada em 1914, e cinco anos depois se transferiu para Madrid, onde ficou amigo de artistas como Luis Buñuel e Salvador Dali e publicou seus primeiros poemas. Grandes partes dos seus primeiros trabalhos baseiam-se em temas relativos à Andaluzia (Impressões e Paisagens, 1918), à música e ao folclore regionais (Poemas do Canto Fundo, 1921-1922) e aos ciganos (Romancero Gitano, 1928).
 
 
***
 


Envie-me o perfil e uma foto de seu poeta, escritor predileto, será publicado nesta página.


 


 
ALBERTO ARAÚJO
Enviado por ALBERTO ARAÚJO em 30/10/2013
Alterado em 31/10/2013
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários